- Início
- Quem Somos
Quem Somos
Rede Estações Náuticas de Portugal
Na sequência do projeto Portugal Náutico desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal em cooperação com a Fórum Oceano, foi criado o Grupo Dinamizador do Portugal Náutico, que se propõe dinamizar a fileira do turismo náutico. Neste contexto, avançou com o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.
Reconhecendo o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências de França e Espanha, foi elaborado um regulamento para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), que beneficiou do enquadramento fornecido pela FEDETON - Federação Europeia de Destinos Náuticos, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas, da qual a Fórum Oceano é membro desde 2016.
A Rede das ENP conta atualmente com 36 ENP certificadas, localizados no litoral e no interior do continente. No seu conjunto, as ENP certificadas contam com o envolvimento de 823 parceiros, sendo a maioria empresas - 509 - representando 62% do total, 50 municípios, 3 comunidades intermunicipais, e 261 associações e entidades locais com intervenção na náutica de recreio e no turismo náutico.
A Região Centro lidera o número de ENP certificadas com 8 ENP, evolvendo 337 parceiros, a que corresponde cerca de 41% do total de parceiros da Rede. Seguem-se a Região Norte, com 5 ENP e 15% do total de parceiros, a Região do Algarve com 4 ENP e 26% do total de parceiros, a Região do Alentejo com 4 ENP e 13% do total de parceiros e, finalmente, a Região de Lisboa com 2 ENP e 5% dos parceiros.
Por categorias de planos de água utilizados, embora as ENP de litoral sejam as mais numerosas - 16 -, há 5 ENP de águas interiores e 2 ENP mistas-litoral/interior. Nas águas interiores a Região do Alentejo lidera com 3 ENP, sendo que as outras 2 se situam na Região Norte e na Região Centro.
Saiba mais sobre o processo de candidatura e certificação das ENP em www.forumoceano.pt.
Este processo conta com o envolvimento do Ministério do Mar, através da DGPM, da Secretaria de Estado do Turismo, através do Turismo de Portugal, do Ministério da Educação, através da DGE e da Secretaria de Estado de Valorização do Interior.
Planeador de visita