-
Início
-
Estações Náuticas
-
Porto e Norte
-
Estação Náutica do Alto Minho
- Sobre a Região
Sobre a Região
A região do Alto Minho concentra uma rica e diversificada oferta turística. Praias, rios, trilhos e muitas zonas de lazer fazem parte do cenário. Pintadas de azul e verde estas terras minhotas têm uma paisagem de cortar a respiração. Mas não se ficam pelos recursos naturais. As terras férteis permitem grandes avanços na agricultura e consequentemente garantem uma gastronomia de excelência. Os pratos típicos de cada localidade são uma grande atração para os turistas, que rendidos, prometem voltar. Marcada pela tradição, esta região de Portugal conta histórias sem fim. As romarias e os costumes que remontam aos tempos antigos estendem-se até ao dia de hoje, contribuindo para a preservação de monumentos e património.



















Natureza & Paisagem
- O Alto Minho tem no seu território 4 áreas protegidas, salientando-se naturalmente o Parque Nacional da Peneda Gerês, o único Parque Nacional de Portugal, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, juntamente com o Parque de Xures da Galiza;
- O Alto Minho é a primeira NUTS III de Portugal Continental a ter o seu território integralmente coberto pelo galardão Carta Europeia de Turismo Sustentável, certificado atribuído pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC;
- Em 2018, o Alto Minho passou a integrar a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo (“Top 100 Sustainable Destinations 2018”);
- Em 2018, o Alto Minho foi também reconhecido enquanto uma das primeiras “Estações Náutica” de Portugal;
- O Alto Minho possui atualmente uma rede de vias verdes cicláveis com a extensão total de 124 Km ao longo dos seus três eixos do Rio Minho, do Atlântico e do Rio Lima, bem como uma vasta rede de trilhos pedestres de excelência;
- O Alto Minho tem 36 km de costa; 290 km de Grandes rios e 12 praias atlânticas distinguidas com galardão de "Qualidade de Ouro", onde com os 45 operadores existentes na área da náutica & natureza, podem ser praticadas pelo menos 12 modalidades náuticas e 11 tipologias de atividades de turismo de natureza;
Património, Arte e Cultura
- O Alto Minho é, juntamente com a Área Metropolitana do Porto, a NUTS III da Região Norte com mais Monumentos Nacionais classificados, num total de 52 imóveis classificados,
- O Alto Minho integra os principais percursos do Caminho Português de Santiago, 1º itinerário Cultural Europeu aprovado pelo Conselho da Europa;
- O Alto Minho integra no seu território 3 das 14 Aldeias finalistas das Sete Maravilhas (Sistelo, que venceu uma das categorias, Lindoso e Castro Laboreiro);
- No Alto Minho são promovidos eventos culturais, artísticos e desportivos (mostras artísticas, feiras gastronómicas, festivais de música), que conferem ao território uma saudável diversidade de animação sociocultural, sendo de realçar ainda que alguns atingiram já uma projeção nacional e internacional, como é o caso da Bienal de Cerveira, dos festivais musicais de Paredes de Coura e Vilar de Mouros ou do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima;
Sabores
- O Alto Minho tem 240 restaurantes aderentes aos Fins de Semana Gastronómicos e 140 restaurantes aderentes à iniciativa de inovação gastronómica PROVE/TASTE Alto Minho, bem como um dos sete pratos (Cordeiro à moda de Monção) e dois dos sete doces (Charutos dos Arcos e Rosquinhas de Monção) vencedores dos Concursos das Sete Maravilhas.
Desporto Adaptado
- O projeto SANA (Sporto Adaptita Naturo Nautika) tem como objetivo promover o desenvolvimento do desporto de natureza para todas/os, nomeadamente a adaptação/acessibilidade do desporto de natureza para pessoas com deficiência.
- Os parceiros que integram o desenvolvimento do projeto identificaram uma necessidade comum dos territórios envolvidos: melhorar a oferta de desportos praticados em contato com a natureza para pessoas com deficiência.
- O projeto é liderado a nível nacional pela CIM Alto Minho, sendo a Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) a responsável pela elaboração de um kit pedagógico que tem como objetivo proporcionar a entidades, empresas, e outros organismos, o conhecimento informado sobre a participação em desportos da pessoa com incapacidades.
Arcos de Valdevez
- Onde Portugal se fez. Assim o dizem. É terra de história, tradição, romarias e muita gastronomia. Marcada pela paisagem verde e frescura, esta vila apresenta uma riqueza natural sem comparação. Espigueiros, aldeias rurais e o emblemático rio Vez são alguns dos pontos de atração. Arcos de Valdevez fica próximo de localidades como Monção, Ponte da Barca, Melgaço, Ponte de Lima e Paredes de Coura.
Caminha
- Mar. Rio. Serra. É só escolher! Este concelho reúne os mais diversos cenários em pouco mais de 130 mil km². É em Caminha que se situa a foz do rio Minho, elemento de destaque na paisagem da vila. Esta localidade apresenta vários trilhos, muralhas, mosteiros, pontes medievais, miradouros e praias. Portanto, como pode ver, não irão faltar sítios para visitar. Caminha é também conhecida por ser local de passagem dos peregrinos que seguem para Santiago de Compostela.
Melgaço
- Quem não conhece o vinho verde de Melgaço? Pois claro, o típico Alvarinho. Melgaço é a zona mais setentrional do país, ou seja a que fica mais a norte. Por isso torna-se muito comum a influência da Galiza. Destino turístico apreciado pela sua natureza, além das suas características geográficas e geológicas, esta vila engloba também uma parte do Parque Nacional da Peneda Gerês. Conserva até aos dias de hoje vestígios Celtas, muitos deles presentes na zona montanhosa de Castro Laboreiro, e outros vestígios, mas de origem românica como sepulturas megalíticas, conventos, igrejas e as capelas.
Monção
- Por aqui já andou D.Dinis. Terra de história e tradição, esta vila tem presente até aos dias de hoje um castelo do séc XIV e são as suas muralhas que abraçam os visitantes. Situada entre o rio Minho e as montanhas, Monção é famosa pelas suas características históricas, assim como pelas suas termas, que são utilizadas para fins estéticos e terapêuticos. Forte na agricultura, pastorícia e principalmente na viticultura. É conhecida pelo alvarinho e conta com muitos vinhos premiados.
Paredes de Coura
- Terra do festival e da juventude. Assume-se como um concelho com passado e voltado para o futuro. Cheio de variedade cultural, aposta também no desenvolvimento da economia e na preservação da natureza. Na sua arquitetura estão presentes simultaneamente traços de ruralidade e modernidade. Paredes de Coura é uma vila conhecida ainda pelo Corno do Bico, uma área da paisagem protegida que juntamente com todos os seus espaços verdes e trilhos faz as delícias dos turistas. Fica a pouca distância de Valença , Monção, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.
Ponte da Barca
- A ponte e a barca que faziam ligação entre as duas margens do Rio Lima. É um concelho de contrastes. Serras e vales. Terra rica e nobre, afamada pelos espigueiros de Lindoso, locais de culto e de importantes peregrinações. Gastronomia refinada, folclore e artesanato marcam esta cultura minhota. Dispõe de uma praia fluvial para refrescar nos dias de grande calor e ideal para a prática de desportos náuticos.
Ponte de Lima
- Vila das pontes e do rio Lima. Do arroz de sarrabulho, do pica no chão e da lampreia. Ai que já petiscava, não? É vila mais antiga de Portugal e por isso está bem enraizada na história. As feiras novas e a Vaca das Cordas são algumas das festividades atrativas da vila. É rica em biodiversidade apresentando diversos espaços verdes e lagoas. Uma das principais atividades desportivas é a canoagem, bem representada pelo canoísta olímpico Fernando Pimenta, natural da vila.
Valença
- Faz fronteira com Tui e é um dos principais pontos de acesso a Portugal. A vista do alto da colina sobre as paisagens ribeirinhas é de cortar a respiração. De entre muitos pratos típicos, em Valença, o Bacalhau é rei. O comércio tradicional está muito presente, assim como miradouros, trilhos e igrejas. Conta com 5 km de muralha, uma fortaleza multicultural, que realça o carácter histórico do município. Contempla ainda vários monumentos megalíticos, estações arqueológicas e gravuras rupestres que revelam a presença da pastorícia na zona da serra.
Viana do Castelo
- Com certeza que já visitou o Santuário de Santa Luzia não já? O ex-libris da cidade. A sua vista panorâmica ou a subida de elevador são algo a não perder. O facto de reunir cidade, mar e monte fazem desta localidade um destino diversificado. Começando pelo centro histórico, com diversos monumentos e museus e terminando nas suas praias atlânticas e fluviais, Viana é sem dúvida um paraíso no norte.
Vila Nova de Cerveira
- A Vila das Artes. Feiras, festas, parques de lazer junto ao rio Minho e a ecopista, premiada a 3ªa melhor via verde da Europa. Uma vila pintada de verde e azul. Gastronomia de comer e chorar por mais, com pratos típicos de lampreia, sável ou tainha. O castelo da Vila, onde se encontra a Pousada de D. Dinis, é igualmente um dos locais de interesse em Cerveira.
Planeador de visita