- Início
- Estações Náuticas
- Algarve
- Estação Náutica de Lagos
- Lagos, Cidade das Descobertas
- Conheça os Rostos da Estação Náutica de Lagos
Conheça os Rostos da Estação Náutica de Lagos
Gil Eanes navegador português, natural de Lagos, e o primeiro que se atreveu a afrontar os terrores do cabo Bojador. Acontecimento que veio acabar com os mitos de monstros marinhos que viviam naquele cabo e que afundavam embarcações.
Martinho Fortunato – Vela e Gestor
Iniciou a modalidade em 1984. Classe optimist - campeão nacional em 1985, vice-campeão nacional em 86, 87 e 88. Presença em 3 campeonatos mundiais, melhor classificação em Mundiais de optimist - 17º em 1988. Laser 2 - Presença no mundial da Juventude em 1991 - 9ºlugar Classe 420 - Campeão nacional de Juniores em 1991, duas vezes campeão nacional absoluto 1999 e 2002, quatro vezes 2º. oito vezes 1º do ranking nacional.
Presença em 8 mundiais e um europeu. Campeão do mundo em 1996 e medalha de bronze em 1997. Classe 470 - Campeão nacional absoluto em 1995 Classe Snipe - Vice-campeão nacional em 2003, 3º em 2006. Campeão Ibérico em 2006. Presença num campeonato mundial. Match racing - Vice-campeão nacional em 1995. Vencedor da Liga Vela 2020, Classe SB20. Atleta de alta competição durante mais de 7 épocas.
CEO Marlagos, S.A. (Marina de Lagos); Vice-presidente APPR – Associação Portuguesa de Marinas; 2008 - até ao momento; Vice-presidente da AHETA, Memeber of the Board IMCI (International Marine certification Institute); 2008 – até ao momento; Chairman of Board ICOMIA Marinas Group (ICOMIA/IFBSO – International Council of Marine Industry Associations e International Federation of Boat Show Organisers) 2004 – até ao momento
Alex Botelho – Big Wave Tour
“Tive uma infância abençoada com a sorte de crescer a segundos do mar, em Lagos, e perto da costa em Sagres. A minha família da parte portuguesa é de Lagos e Sagres, mas a minha mãe é holandesa e tem origens nas Antilhas Holandesas, nas Caraíbas, e na Holanda. Cresci na zona de Lagos e Sagres, na mesma área dos meus avós. Estou super grato aos meus pais, por me terem criado a mim e à minha irmã por cá, pois esta zona foi um parque de diversões incrível em criança e ainda continua a ser.”
“Gosto de surfar todo o tipo de ondas. Ondas como Mavericks, Nazaré e Jaws dão-me motivação e pica máxima, mas uma das minha ondas preferidas também é a Meia-Praia.”
Matilde Passarinho – WSL European Women's Junior Tour, the Portuguese National Senior Tour and Junior Tour
Nasceu e cresceu em Lagos, que ainda hoje vê como a sua casa. Dedicou-se ao surf aos 6 anos e nunca mais largou as pranchas e os fatos. Iniciou a sua carreira competitiva com 15 anos, quando regressou a Portugal.
“Sou apaixonada pela competição e pelo friozinho na barriga que sinto antes de entrar para um heat. Porém, nunca digo que não a uma boa tarde de freesurf com amigas ... O surf é a minha terapia.”
Álvaro Marinho – Vela
Velejador há 36 anos e profissional de Vela há 24 anos. Ex-velejador olímpico da classe 470, com um vasto currículo nacional e internacional, campeão da Europa, vice-campeão do Mundo, campeão do Mundo de juniores; tendo representado Portugal nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, valeram-lhe os quatro diplomas. No projeto olímpico Rio 2018 participa como treinador do velejador Gustavo Lima, Campeão do mundo, classe 470F, março 2021
“Lagos é uma cidade fantástica, com uma orla marítima única e uma baía das mais bonitas e das melhores do Mundo para navegar”
Marlon Lipke – World Surf League
Marlon, que é filho de pais alemães que emigraram da Alemanha para Lagos em 1993, aqui empreenderam uma surfcamp. Ao crescer neste ambiente, Marlon, desfrutou das condições naturais e propícias para treinar e chegar ao surf profissional. Por aqui, aperfeiçoou e aprimorou as suas manobras nas várias e diversificadas praias.
Em 2009 alcançou o sonho de integrar a elite WSL Worl Tour, e em 2012 sagrou-se campeão europeu WSL. Foi também campeão europeu Pro-Júnior WSL e ficou em 3º lugar no mundial de juniores WSL Billabong.
Diogo Diniz – Business Development Manager at GAC Pindar
Comecei a fazer vela aos 8 anos (classe Optimist) e aos 10 (1981) velejei em Lagos pela 1ª vez, precisamente no ano em que aqui comecei a passar férias e onde estava todo o verão. Aos 14 federei-me pelo Clube de Vela de Lagos (excepto em alguns anos em que não competi) e assim me mantenho até hoje. Com um percurso sempre ligado à vela. A minha vida profissional, desde há mais de 10 anos, é 100% ligada à vela profissional, na área da logística e de gestão de equipas profissionais e eventos, dos quais se destacam: Volvo Ocean Race; America's Cup; Sail GP; Jogos Olímpicos; Extreme Sailing Series; GC32 Series; RC44; Imoca 60; Classe 40; Moth; Dragão; SB20; J70 e International 14.
Lagos é uma paixão enorme e de muitos anos.
“Poucos locais no mundo têm as condições de vento e mar que Lagos tem para a prática da Vela, seja vela de lazer, vela de competição ou profissional. Na baía, o mar chão e o vento térmico que "surge" diariamente, quase com hora marcada, são perfeitos para vela ligeira e classes com foils. A proximidade com o mar aberto Atlântico, faz com que também seja perfeito como base de treino e porto de largada ou chegada para regatas e tripulações de iates offshore.
Se às condições naturais, juntarmos a Marina e os Estaleiros, que são do melhor a nível mundial, a disponibilidade hoteleira, a oferta gastronómica e a proximidade a aeroportos internacionais, percebemos facilmente que o potencial de Lagos para se tornar um centro de referência da Vela a nível mundial é enorme.”
Chamo-me Miguel Braz, tenho 25 anos, sou natural de Lagos. Faço Skimboard há 14 anos e a primeira vez que agarrei numa prancha de skiming (de madeira) foi em Lagos, na Meia Praia. Uma das praias que mais adoro é a praia do Porto Mós, em Lagos. O porquê de gostar desta praia é que tem um fundo em laje o que faz com que a onda na maior parte das vezes quebre perfeita. Uma praia muito conhecida em Lagos que foi areada e também uma das minhas favoritas, é a praia Dona Ana, que neste momento dá um sider muito engraçado.
Vasco Chaveca – Windsurfing
Faço vela federada desde os 6 anos de idade. As classes de velas em que competi foram: Optimist, Laser, Vaurien, Snipe e Windsurf (Dentro do Windsurf também em várias classes: Divisão II, Raceboard, Formula Windsurfing, Slalom, Ondas, Velocidade e Foil). Já são 40 anos de dedicação aos classes de vela. Atualmente, preside, Associação Formula Windsurfing Portugal que rege as classes de Formula Windsurfing, Formula Foil e Raceboard.
“Conhecendo Lagos desde criança, tanto a cidade como o plano de águas da baia, e tendo competido na maioria dos locais em Portugal continental e ilhas, posso dizer que o plano de água da baia de Lagos é um dos melhores campos de regata a nível nacional, não só como zona de competição, mas também de lazer, aprendizagem e desenvolvimento em todos os desportos aquáticos. Além do plano de água, temos também a vertente a nível de ventos onde a baia de Lagos possui quase sempre ventos amenos para prática das modalidades de vela, onde é raro a sua ausência, como tal é quase possível navegar á vela na baia de Lagos quase os 365 dias do ano.”
Renato Conde – Velejado, Boat Builder, Red River, Reiger
Últimos projetos America’s Cup, SailGP, Rockwall e GC 32
Ineos Team UK, America Cup
Denmark SailGP Team - Team Rockwool Racing, SailGP e CG 32
A sua missão de fazer a ligação entre os diferentes departamentos, designers, produção e equipa.
(..) quando soube que íamos ter duas regatas em Portugal, foi ótimo !!! Principalmente no mesmo sítio e em Lagos. Portugal tem vários sítios, independentemente … mas, Lagos tem dado e oferecido tão boas coisas e tão boas condições que ter dois eventos em Lagos é … acho que é, a estrelinha no topo do bolo. E é ótimo!
É tao bom, que nós estamos a tentar, com outras 4 equipas irmos mais cedo e fazermos um treino em Lagos, antes do primeiro evento em junho. É espetacular!!!
(…) as equipas estão todas loucas para voltar a navegar, por voltar ao “normal” … vai ser espetacular! ... voltar a navegar em Lagos, a começar ou recomeçar o circuito em Lagos, vai ser extraordinário !!”
Francisco Lufinha - Kitesurf
Francisco Lufinha é um jovem Português de 37 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos. Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar. Começou na Vela, depois Wakeboard e Windsurf, mas foi o Kitesurf que o agarrou mais, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos. Em 2005 sagrou-se campeão nacional e em 2006 vice-campeão.
Desde 2013 embarcou no seu projecto Kitesurf Odyssey, ligando a Foz do Douro a Lagos, no qual concretizou 4 desafios extremos enquanto ligou o Mar Português em Kitesurf e assim promove a dimensão do território português, assim como a preservação do Oceano.
Lufinha é o actual detentor do record mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, 874 Km durante 48 horas sem parar entre Lisboa e Madeira, gere a sua empresa LUFINHA com várias actividades no mundo náutico, incluindo o charter de iates à vela.
“O extenso areal da Meia Praia está situado a Este de Lagos e é uma das mais vastas áreas para praticar desportos náuticos, nomeadamente de vento. Prova disso é a realização do Water Kings, um desafio épico e único no mundo que reúne 4 modalidades náuticas em competição durante 12 horas sem parar, durante o dia e até à noite. Do lado Oeste - desde a Praia de Dona Ana até Porto e Mós - encontramos os famosos conjuntos de grutas, cavernas e formações de rocha do Algarve - que podem ser explorados pelo ano todo de kayak e SUP. A ancestral ligação do Algarve ao mar justifica, por si só, a importância dos desportos náuticos nas actividades de lazer da região. Seja a navegar ao sabor do vento ou a deslizar pelas ondas, são inúmeros os atractivos para quem não dispensa o contacto com o mar.
Na maioria das praias mais frequentadas estão disponíveis equipamentos para a prática de vela, windsurf, kitesurf, SUP e Kayak. Os mais conhecedores poderão aventurar-se com segurança, enquanto os iniciados têm à sua disposição escolas e instrutores para iniciarem aventuras excitantes.
Desde novo que fui conquistado por Lagos pois é uma cidade de topo a nível mundial para a prática de desportos de mar, seja em lazer, treino ou competição, durante todo o ano.”
Marta Braga Fortunato - Vela, Classe 420
Atleta do Clebe de Vela de Lagos
Época 2017/2018 – Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto - 1º lugar feminino (Campeã de Portugal); Ranking nacional júnior feminino - 1º lugar; Ranking nacional absoluto feminino - 1º lugar; com presença no Campeonato Mundial Feminino; Campeonato Mundial da Juventude; Campeonato Europeu de Juniores. Época 2018/2019 - Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto - 1º lugar feminino (Campeã de Portugal), 3º lugar júnior; Campeonato Mundial Feminino - 20º geral; Campeonato Mundial da Juventude - 9º lugar; Campeonato Europeu de Juniores - 61º lugar; Ranking nacional júnior feminino - 1º lugar; Ranking nacional absoluto feminino - 1º lugar. Época 2019/2020 - Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto - 1º lugar junior (campeã de Portugal), 4º lugar absoluto; Ranking nacional júnior feminino - 1º lugar; Ranking nacional absoluto feminino - 1º lugar; Ranking nacional absoluto - 2º lugar
Manuel Fortunato - Vela, Classe 420
Atlata Clube de Vela de Lagos
Época 2017/2018 - Ranking nacional absoluto - 2º lugar; Campeonato Mundial; Campeonato Mundial da Juventude; Campeonato Europeu de Juniores. Época 2018/2019 - Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto - 1º lugar júnior (Campeões de Portugal), 3º lugar absoluto; Campeonato Mundial Absoluto - 18º lugar geral; Campeonato Mundial da Juventude - 8º lugar geral; Campeonato Europeu de Juniores - 53º lugar; Ranking nacional júnior masculino - 1º lugar; Ranking nacional absoluto - 5º lugar. Época 2019/2020 - Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto - 2º lugar absoluto (vice-campeão de Portugal); Ranking nacional absoluto - 3º lugar
Planeador de visita