Sobre a Região
São várias as experiências náuticas que estas "Terras de água, ar livre e natureza" têm à sua disposição. Aventure-se na canoagem, no remo, no padel, no windsurf e nos passeios de barco como atividade turística, regalando-se com o património natural da região. Estas atividades servem de apoio à formação e treino de atletas de alta competição ou como uma forma de aprendizagem sobre a importância da preservação da biodiversidade.
Para além desta riqueza diversa, a UNESCO distingue este território em três categorias. O selo Geopark confere à região a qualidade de um destino geoturístico apetecível, com singularidade a nível do património geológico e histórico-cultural, bem como a riqueza gastronómica, da biodiversidade e dos produtos endógenos.
Também a distinção da integração na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica com a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo garante a este território um progresso constante, pela qualidade ambiental, beleza paisagística e praias fluviais existentes.
Os Caretos de Podence, já reconhecidos como Património Imaterial da Humanidade, são uma prova da preservação da identidade deste povo, bem como outras lendas e tradições significativas.
Os pontos de interesse deste território com cerca de 700km2 não acabam aqui! Os percursos sinalizados permitem-no, ao longo de 200km e por diferentes localidades, explorar a riqueza natural, histórica e cultural. A nível arquitetónico, existem também pelourinhos, igrejas e outros monumentos que merecem uma visita. São vários, e de múltiplas abordagens, os museus que o permitem conhecer a história desta Terra.
Em último lugar, distinguem-se os jardins e miradouros vários que pode aproveitar para visitar e permanecer por algum tempo, para relaxar e contemplar.
Para além de tudo o que tem para visitar e descobrir, a arte de bem receber está garantida ao falar das gentes de Macedo de Cavaleiros. Deslumbre-se!
Filme Institucional sobre a Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros:
Planeador de visita