- Início
- Estações Náuticas
- Centro de Portugal
- Estação Náutica de Estarreja
Estação Náutica de Estarreja
Estarreja é um território marcadamente ligado à água... Todo o território a poente do concelho é banhado pelos braços da Ria de Aveiro. Cerca de 26% do Município de Estarreja integra a Zona de Proteção Especial (ZPE) da Ria de Aveiro, ao abrigo da Rede Natura 2000, e a comunidade estarrejense tem neste elemento natural uma das suas referências identitárias. Nos estaleiros navais da freguesia de Pardilhó, ainda hoje nascem embarcações tradicionais de madeira pelas mãos dos mestres carpinteiros.
A atividade corre riscos de extinção, mas é nosso intuito dar-lhe continuidade, através do ensinamento da arte e da passagem das memórias, dos testemunhos, aos mais jovens, por forma a preservar, material e imaterialmente, este elemento chave de identidade deste território.
O Município tem vindo a apostar na preservação das tradições, das memórias e das atividades ligadas à Ria, criando produtos turísticos ligados ao Turismo de Natureza e Náutico. Somos um Município com uma clara vocação para as atividades náuticas e onde o turismo de natureza apresenta enorme potencial, sendo exemplo inegável o projeto BioRia, por onde passam anualmente mais de 30 mil visitantes. Num contexto de valorização permanente da Ria, a Câmara Municipal de Estarreja pretende dar mais um passo para a afirmação de um destino de turismo náutico, numa clara aposta no cross selling com o turismo de natureza.
O enquadramento natural e os recursos naturais e culturais associados (embarcações tradicionais, cultivo do arroz) são características únicas que a autarquia pretende valorizar e potenciar como elementos de uma oferta turística náutica qualificada e distintiva. É essencial que no processo de planeamento das atividades turísticas se aposte em estratégias compatíveis com as particularidades dos elementos naturais do concelho. Assim, o Município pretende coordenar as atividades desenvolvidas no âmbito da Estação Náutica de Estarreja visando promover o território como local privilegiado para o turismo náutico, garantindo a sustentabilidade económica, social e ambiental.
Os dois polos da Estação Náutica são:
Ribeira da Aldeia, em Pardilhó, onde se situa o Centro de Interpretação da Construção Naval
Ribeiro de Salreu, onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia
Contactos e horário
Endereços:
Centro de Interpretação de Construção Naval
Endereço: Ribeira da Aldeia, Rua Joaquim Maria de Rezende; 3860-544 Pardilhó
Ribeiro de Salreu -
Endereço: Salreu - Centro de Interpretação Ambiental do BioRia
Telefone (+351) 234 840 600
Fax 234840607
E-mail turismo@cm-estarreja.pt
Web https://www.cm-estarreja.pt/estacao_nautica
Centro de Interpretação de Construção Naval
- Latitude 40.801617
- Longitude -8.635987
Salreu - Centro de Interpretação Ambiental do BioRia
- Latitude 40.732695
- Longitude -8.567499
Horário: Os dois pólos estarão abertos de terça a domingo 9h30-12h30 e das 14-18h. Dia de descanso semanal segunda-feira
Planeador de visita