- Início
- Estações Náuticas
- Centro de Portugal
- Estação Náutica do Alto Côa
- Sobre Alto Côa
Sobre Alto Côa
O território administrativo de referência da ENAC é o concelho do Sabugal no Distrito da Guarda, região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, constituída em Comunidade intermunicipal em 2008.
Localiza-se na Raia Central, faz fronteira com a Província de Salamanca, situada no sudoeste da Comunidade Autónoma de Castilla y León e integra a NUT III Beira Interior Norte, numa envolvente marcadamente rural e de paisagem por vezes agreste e difícil, conservando importantes valores ecológicos e de natureza (Rio Côa e a Reserva Natural da Serra da Malcata, que partilha com o Concelho de Penamacor, a Sul).
O concelho do Sabugal é um dos 14 municípios do distrito da Guarda e é limitado a Norte pelo Município de Almeida, a Este por Espanha, a Sul pelo Município de Penamacor, a Sudoeste pelo Município do Fundão, a Oeste pelo Município de Belmonte e a Noroeste pelo Município da Guarda.
O concelho do Sabugal possui uma área territorial de, aproximadamente, 822,70 km² distribuídos por 30 freguesias, e em 2011, apresentava um total de 12.544 habitantes, ou seja, com uma densidade populacional de, aproximadamente, 15,25 habitantes/km2 (INE, 2011). É, porém, o segundo Concelho mais populoso da Beira Interior Norte (BIN), com 12,29% do total.
O concelho do Sabugal ocupa uma área de 822,7 km2, o que equivale a cerca de 20,2% da área total da sub-região da Beira Interior Norte e 3,5% da Região Centro.
Apenas a freguesia do Sabugal (onde se situa a sede de concelho) é considerada (pelo INE) Área Mediamente Urbana, sendo as restantes de cariz rural. Além da cidade do Sabugal, que é indubitavelmente o maior centro urbano do concelho, na rede urbana destaca-se a sede de freguesia do Soito, já que as restantes povoações, são, na generalidade, de menores dimensões.
O município do Sabugal encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Côa, sendo este rio o mais importante do município, no entanto este território tem especial relevância porque se encontra associada á Bacia Hidrográfica do Douro (RH3)uma vez que o rio Côa é afluente do rio Douro, mas também está associada á Bacia Hidrográfica do Tejo (RH5) porque foi criado um transvase entre a barragem do sabugal e a barragem de Meimão (Penamacor) já pertencente á bacia hidrográfica do Rio Zêzere que é afluente do rio Tejo.
Em 2000, foi inaugurada a barragem do Sabugal, junto à sede de concelho (5 km). O espelho de água e a área envolvente constituem oportunidades para atividades de lazer, desporto ou contemplação. A albufeira de Alfaiates é outro local de idênticas características. No seu percurso, o rio Côa proporciona ainda praias fluviais e açudes, permitindo a prática da pesca desportiva ou de lazer.
O município do Sabugal apresenta uma grande riqueza ao nível dos ecossistemas e das comunidades biológicas, conferindo-lhe uma paisagem única.
A Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), constituída em outubro de 1981 com o objetivo primordial de defender o ecossistema (matagal mediterrânico) de que depende o Lince-ibérico, alberga um conjunto de áreas sensíveis do ponto de vista da conservação da natureza e biodiversidade. Esta Área Protegida ocupa a zona sul/sudeste do município, prolongando-se pelo município de Penamacor, a sul. A RNSM ocupa 5% do concelho que corresponde a 26% da área da Reserva.
Ainda o Município do Sabugal tem dedicado especial atenção à promoção do território em especial ao turismo pois o Sabugal tem condições para o turismo de natureza, estando mais de metade do concelho classificado como “Sítio de importância Comunitária – Rede Natura 2000”, com uma área de cerca de 500 km2, dentro desta zona, a Reserva Natural da Serra da Malcata ocupa cerca de 42 km2.
O Sabugal detém um conjunto diversificado de recursos que lhe conferem um amplo potencial de valorização e desenvolvimento turístico, sendo de destacar a sua situação geográfica - proximidade à Serra da Estrela e a Espanha – mas também o seu património natural (Serra da Malcata, Rio Coa, Termas do Cró e Serra das Mesas) edificado, arquitetónico e etnográfico.
Sabugal: natureza (floresta); recursos naturais (renováveis: água, vento); património edificado (castelos).
O Município dispõe de um conjunto bastante diversificado de edifícios e outras estruturas com um alto valor patrimonial, salientando-se Aldeia Histórica: Sortelha; os 5 Castelos medievais, 3 deles classificados como Monumentos Nacionais e 1 como Imóvel de Interesse Público); o Património religioso: igrejas românicas, igrejas com características tardorenascentistas e maneiristas e igrejas com características Barrocas.
O património judaico, parte integrante da Rota das Judiarias, e o Património arqueológico: o município do Sabugal é reconhecido pela riqueza do seu património arqueológico proto-histórico e medieval, salientando-se também o legado da ocupação romana durante quatro séculos neste território.
Planeador de visita